3 minutos de leitura

Alguns estudos apontam que o cérebro começa a permitir a percepção, a memorização e o processamento de músicas muito antes do nascimento, ou seja, ainda no útero. Esses especialistas acreditam que, logo após o nascimento, a criança está em um momento sensível de aprendizagem e a música é um estímulo forte para ativar os circuitos […]

Alguns estudos apontam que o cérebro começa a permitir a percepção, a memorização e o processamento de músicas muito antes do nascimento, ou seja, ainda no útero. Esses especialistas acreditam que, logo após o nascimento, a criança está em um momento sensível de aprendizagem e a música é um estímulo forte para ativar os circuitos cerebrais.

Mas, vamos deixar os estudos de lado e falar de forma prática. Desde que minha princesinha estava na barriga eu costumava cantar e tocar para ela e no final da gravidez. Isso era uma forma de acalmá-la e dar um descanso para as costelas da mamãe, as duas ficavam bem relaxadas. Até hoje esse é um recurso que usamos muito, cantamos na hora de entrar no banho, na hora de tomar o remedinho e nos momentos que a cólica aperta.

Quando cantar não resolver você pode escolher uma playlist e aqui vão 5 sugestões pra você experimentar e ver o que melhor funciona em sua casa.

1 – Começando pela música clássica, que por ser instrumental e ter uma batida suave é ótima pra relaxar. Mozart é uma ótima opção:

https://www.youtube.com/watch?v=u1LacIj3IyA

2 – Os sons da natureza são excelentes, os bebês costumam ficar encantados com o ruído dos animais, árvores, vento, água e etc. Isso ajuda também na sua familiarização com o novo mundo:

https://www.youtube.com/watch?v=pQj8GfeqMBQ

3 – As clássicas canções de ninar não devem ser desprezadas, você mesmo deve se pegar cantarolando uma delas vez ou outra, resgatando uma memória de sua infância. Para variar um pouquinho, sugerimos o disco Canções de Ninar do Palavra Cantada, são músicas próprias mas que têm a mesma levada da clássica “nana neném”, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=JF7szl2ykZE&list=PL-pN5ky4XYnQW0REXxcpoRZo9CjaqLb3Z

4 – Uma opção muito divertida também são as playlists do Rockabye Baby!. A variedade é imensa, vai de Creedence Clearwater Revival à Rihanna. É interessante ver músicas muito conhecidas em um estilo próprio para bebês. Minha sugestão aqui é Bob Marley:

5 – Agora se você quer algo mais atual e diferente minha dica é o disco Música de brinquedo, do Pato Fu, gravado ao vivo com banda e teatro de bonecos. É muito bom, você certamente vai curtir junto!

https://www.youtube.com/watch?v=N7aLQrx1iDE

E aí, o que achou dessa lista? Tem alguma música ou vídeo que você gostaria de nos recomendar? Então deixe abaixo seu comentário.

[adinserter block=”1″]

Publicidade

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros