4 minutos de leitura

Garantir um aprendizado saudável, constante e de qualidade não é tão fácil como parece e a quarentena tem evidenciado isso muito bem. Nesse período novo e difícil pelo qual todos estamos passando, são comuns os relatos de pais que se vêm surpresos com a difícil tarefa de manter a atenção e o interesse pelos estudos […]

Garantir um aprendizado saudável, constante e de qualidade não é tão fácil como parece e a quarentena tem evidenciado isso muito bem.

Nesse período novo e difícil pelo qual todos estamos passando, são comuns os relatos de pais que se vêm surpresos com a difícil tarefa de manter a atenção e o interesse pelos estudos em casa, se por um lado esse momento destaca o papel e a importância dos professores, sobretudo da educação infantil, por outro ressalta a forma como manter uma didática moderna e eficaz é importante para o aprendizado, mesmo em casa.

Pensando na forma como as novas gerações têm-se tornado cada vez mais conectadas e como o ensino tradicional vem se mostrado cada vez mais retrogrado e desestimulante, sobretudo nessa quarentena, consideramos valido indicar aqui 5 ferramentas digitais que podem estimular e servir de apoio educacional nesse período.

1.Google Scholar (Google Acadêmico)

Criado em 2004 e disponibilizado em língua Portuguesa desde 2006, essa ferramenta costuma ser mais popular entre o público acadêmico, mas mostra-se uma excelente dica para os pais que enfrentam dificuldades na busca por conteúdos e fontes de qualidade na hora de ensinar os filhos, sobretudo em tempos de anticiência e fake news como o que estamos vivendo, o mecanismo de busca que pode ser acessado tanto pelo Google Chrome como por outros navegadores que permitam o acesso ao Google, possibilita pesquisas sobre trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos em diversos idiomas.

2. Google Arts & Culture (Google Artes e Cultura)

Essa ferramenta se mostra perfeita para esse período de quarentena, isso porque o Google Artes e Cultura nos possibilita viajar o mundo e conhecer um valiosíssimo acervo de galerias e museus espalhados pelo planeta sem ter que sair de casa. Disponível tanto em site como app, esse instrumento nos possibilita conferir de forma bem detalhada grande número de obras, histórias, fotos, vídeos e manuscritos, é possível ainda identificar desde as exposições mais próximas as mais distantes de sua localidade, dessa forma se mostra uma dica valiosa não só como forma de entretenimento, mas também de criação de repertorio, um deleite para crianças e adultos.

3. Smartkids

Bastante utilizado por professores o Smartkids conta com mais de 700 atividades, focadas no lúdico e na diversão as atividades presentes no site quando bem aproveitadas possibilitam desde jogos, histórias e curiosidades que estimulam o aprendizado e recreação, a mescla de disciplinas importantes como português e matemática a assuntos variados como gastronomia e cinema. A ferramenta pode se mostrar uma grande aliada de pais e professores que buscam maneiras mais descontraídas de ensinar nessa quarentena.

4. Duolingo

Popular e divertido, o Duolingo tem sido utilizado não somente pelo público infantil, mas também por adultos que procuram uma maneira mais dinâmica e prática de aprender novos idiomas. Com opções como a inglês, espanhol, alemão e francês, a ferramenta que já está disponível tanto em site como em aplicativo estimula a jogabilidade do estudante a medida em que retém a sua atenção e persistência no processo de aprendizagem.

5. Ariê

Estruturada com foco nas crianças, por meio da jogabilidade essa plataforma mescla ensino e diversão e de maneira lúdica empenha-se em ensinar conteúdos importantes que variam desde artes e alfabetização ao raciocínio logico e o combate ao Covid-19. Podendo ser utilizada tanto em escolas como em casa, a ferramenta demonstra ser de uso simples e dinâmico, além de basear-se em cores e formas que chamam a atenção do publico infantil, com alguns jogos disponíveis para smartphones, todo o seu acervo pode ser acessado por navegadores.

Sabemos que em um Brasil de desigualdades e de um enorme abismo socioeconômico poder se educar e garantir aos filhos uma educação de qualidade, ainda mais pautada no acesso tecnológico, infelizmente ainda é um privilégio, portanto é importante que seja bem aproveitado e sempre que possível compartilhado.

Apesar dessas indicações que aqui fizemos, nas quais são também sugeridas pelo Google, dentre tantas outras que aqui poderíamos também citar, precisamos sempre ressaltar a importância de um ensino realizado sob acompanhamento pedagógico e familiar, portanto o uso de todas essas ferramentas deve se dar de maneira consciente, saudável e supervisionada no intuito de garantir o melhor aproveitamento possível por parte da criança ou adolescente.

Com informações de: Jornal da Pedagogia

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros