4 minutos de leitura

As primeiras horas, dias e semanas em casa com seu recém-nascido são tão emocionantes – e cansativas, não é mesmo? Rs

Como pais de primeira viagem, é completamente normal ter muitas dúvidas sobre a vida com um bebê: se é bom assistir TV enquanto seu recém-nascido está no quarto, lidar com familiares e amigos que desejam visitá-lo, dar chupeta ou não, entre outras. 

Reunimos respostas para alguns questionamentos mais comuns. Portanto, sempre ligue para o médico do seu bebê se tiver alguma dúvida sobre a saúde dele.

1 – É preciso ficar em silêncio enquanto meu bebê está dormindo?

Foto: Freepik

Não se preocupe em deixar a casa completamente silenciosa enquanto o recém-nascido dorme. A maioria dos bebês dorme bastante e, de fato, alguns se saem melhor com o ruído branco, principalmente o zumbido de aparelhos como lava-louças, lavadoras-secadoras ou secadores de cabelo. 

E em lares onde há outras crianças, o silêncio total pode não ser possível de qualquer maneira.

Para tornar sua vida mais fácil, ajude o seu bebê a distinguir entre o dia e a noite desde o início. Você pode fazer isso salvando luzes brilhantes, ruídos mais altos e tempo de reprodução para o dia e tornando a vigília noturna mais moderada.

Por fim, pense em comprar um aparelho de som para abafar os ruídos de fundo enquanto seu bebê dorme, simulando os sons mais altos do útero.

2 – Música alta faz mal para recém-nascido?

Foto: Envato Elements

Os especialistas recomendam manter os ruídos perto do bebê abaixo de 60 a 65 decibéis, nível de uma conversa normal. A perda auditiva gradual pode ocorrer ao longo do tempo com exposição prolongada a qualquer coisa, incluindo música muito alta.

Se estiver em um volume seguro, sinta-se à vontade para ligar as músicas perto do seu bebê. Apenas saiba que seu recém-nascido pode nem reagir à música ainda, a menos que seja muito alto. E embora eles possam definitivamente se tornar um amante da música, agora a música é mais para você.

3 – Posso assistir TV com meu recém-nascido no quarto?

Foto: Envato Elements

Sim. Geralmente, não há problema em assistir TV enquanto segura o bebê dormindo ou amamentando – na verdade, pode ser uma excelente oportunidade para algum tempo de inatividade. 

Quando seu bebê estiver maior, a TV pode começar a distraí-lo da amamentação, mas isso não é um risco no estágio inicial.

O tempo de tela direto é uma preocupação desde o início, portanto, fique de olho em quanto seu bebê está realmente olhando para qualquer mídia – a Academia Americana de Pediatria desencoraja qualquer tempo de tela para crianças menores de 18 meses

Consulte mais informações: Leite materno: 10 surpreendentes verdades que você precisa saber

Estudo comprova: recém-nascidos que convivem com animais adoecem menos

4 – Devo dar chupeta ao meu recém-nascido?

Foto: Envato Elements

Você decide. Embora alguns pais optem por deixar de dar porque estão preocupados com a possibilidade de eles se tornarem muito dependentes dela, há algumas evidências de que as chupetas podem ajudar a reduzir o risco de SIDS (síndrome da morte súbita infantil).

Ao comprar uma chupeta, procure uma que tenha um bico macio e seja confortável para o recém-nascido.

5 – Qual é a melhor maneira de lidar com as pessoas que querem visitar o bebê?

Foto: Envato Elements

Certifique-se sempre de pedir aos visitantes que não venham se apresentarem algum sintoma de doença, e você pode solicitar que usem máscara, atualizem suas vacinas (especialmente coqueluche, gripe e Covid-19) e lavem as mãos assim que eles chegarem.

Os bebês têm maior risco de infecção nas primeiras 4 a 6 semanas de vida, portanto, se for possível, considere adiar visitantes para depois desse período.

Dica – Para compartilhar suas boas notícias com um círculo mais amplo (e talvez evitar muitas ligações e visitantes), mande mensagens de texto ou e-mail.

6 – Como tomar banho com um recém-nascido em casa?

Foto: Envato Elements

Se você está sozinho(a) e precisa tomar banho, não há problema em colocar seu bebê em um local seguro. Alguns pais colocam um assento inflável no chão do banheiro ou esperam até que o bebê tire uma soneca em segurança no berço e levam a babá eletrônica para o banheiro com eles. 

Pode não ser o seu banho mais relaxante, mas ainda é uma forma de ajudá-lo.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros