4 minutos de leitura

COMPARTILHE ESTE POST

Afinal, você se considera uma pessoa madura? Seja sincero(a)! Perguntamos isso porque a vida adulta pode parecer assustadora ocasionalmente. Inúmeras responsabilidades, contas a pagar, compromissos profissionais, pressões familiares, relacionamentos, filhos, estresse…

Diante disso, algumas pessoas têm dificuldades para administrar os aspectos que compõem a vida adulta e demoram mais para amadurecer. Segundo estudos, a maturidade está diretamente ligada ao autoconhecimento.

Portanto, quanto mais consciência de si, das suas emoções e ações você tiver, mais maduro e preparado para vida estará. Todas as experiências e situações que vivemos que demandam nossas decisões e escolhas, moldam esse processo de forma pessoal, o que justifica o porquê cada um tem um grau de maturidade.

Existem uma série de comportamentos e atitudes que podem ser sinais de que precisamos amadurecer. Para te ajudar a identificar, separamos uma lista com 4 sinais de que você precisa amadurecer.

1 – Instabilidade emocional

Mudanças muito rápidas de humor ou emoções desproporcionais a determinada situação ou ambiente, apresentando choro ou riso incontrolável. Esta condição também se manifesta por meio de outros sintomas como explosão de raiva, tristeza e ansiedade.

E parte do amadurecimento é conseguir ter controle e entendimento desses sentimentos. Se você está passando por momentos onde suas emoções estão exageradas ou desconexas com a realidade, talvez seja a hora de repensar o seu nível de amadurecimento e ir em busca de ajuda profissional.

2 – Dificuldades para assumir responsabilidades

Não sente vontade de estudar, não quer trabalhar, tem medo de assumir um relacionamento… Será que você não está fugindo de responsabilidades?

Essa insegurança é sinal de imaturidade emocional. Ser adulto requer assumir responsabilidades. Seus pais não vão tomar todas as decisões por você para sempre, não é mesmo?

Outro ponto para destacar é que quando você assume responsabilidades, além do que dá conta de fazer, não significa que você seja maduro. Respeitar seus limites e saber até onde você pode ir é muito mais importante. E esse sim é um grande sinal de amadurecimento.

3 – Dificuldade para assumir e corrigir seus erros

Esse é um grande problema! Se você não assume seus próprios erros, é bem provável que outra pessoa seja prejudicada pelo erro que você cometeu. Além de desonesto, esse é mais um sinal de imaturidade.

Você precisa aprender a lidar com seus próprios erros. Assumi-los e corrigi-los sempre que possível. Caso não consiga, é necessário arcar com as consequências e se desculpar verdadeiramente por eles.

4 – Insegurança para lidar com as adversidades

Aconteceu um problema e, por menor que seja, parece que o mundo acabou? Você pode estar com dificuldade de lidar com as adversidades da vida. Problema é normal e todo mundo tem. A forma como lidamos com eles é que vai nos mostrar se somos pessoas maduras ou não.

Dicas para você alcançar o amadurecimento

Amadurecer é um processo interno contínuo, que acontece ao longo da vida, por meio de experiências e de situações que exigem coragem para crescer. Pessoas maduras controlam melhor seus sentimentos, assumem as próprias limitações e tendem a tomar decisões com mais segurança.

A seguir, separamos algumas dicas que podem ser feitas para alcançar o amadurecimento:

  • Seja cauteloso e autoconfiante: tenha atenção nas suas atitudes, mas não duvide da sua capacidade de evolução.
  • Entenda que você não vai agradar a todos: quando você deixa de tentar agradar aos outros e faz o que é certo, você vive mais leve e mostra sinais de amadurecimento.
  • Conheça novos lugares e experimente coisas diferentes: para expandir sua mente e conhecer melhor o mundo em que você vive, é preciso se abrir a novas experiências. 
  • Aprenda a dizer não!: ajudar as pessoas é importante, mas nem sempre é um sinal de amadurecimento. Pelo contrário: será que você não está negando sua vida para afirmar a dos outros?
  • Cometeu um erro? Aprenda com ele: aprender com os próprios erros nos ajuda a não cometê-los novamente. Lembre que errar é humano, mas é você quem escolhe se vai errar de novo.

Um comentário

  1. Nataniel Vicente Francisco disse:

    Consegui perceber que estava cometendo erros gravíssimos, obrigado pelo esclarecimento ❤️👌

Deixe um comentário

Nossos Parceiros