26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias
É muito comum que os pais tenham dificuldade para se conectar com o seu bebê nos primeiros dias, sentindo-se um pouco deixados de lado...

É muito comum que os pais tenham dificuldade para se conectar com o seu bebê nos primeiros dias, sentindo-se um pouco deixados de lado e sem serventia. Pode não ser muito fácil achar um espaço dentro da relação entre mãe e bebê logo após o nascimento. Mas é muito importante não desistir, pois a conexão criada nesse momento tem um impacto profundo tanto na criança quanto nos pais.

E pra te ajudar criamos uma lista com 30 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê

 

26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias - Papo de Pai

01. Faça massagem. Os benefícios da massagem em bebês são surpreendentes, e você vai se sentir como um super-herói ao vê-lo sorrir e se contorcer de prazer.

02. Guarde seu celular. Sua família, amigos e colegas de trabalho entenderão se você precisar de algumas horas para responder a uma mensagem. Aproveite dando todo esse tempo extra para o seu pequeno.

03. Ouça o seu batimento cardíaco. Lembra de como você ficou excitado ao ouvir aquele som doce durante os ultrassons? Agora pode ser música para seus ouvidos quando quiser.

04. Durma enquanto ele dorme. Não se sinta culpado ou “tiozinho” por dar boa noite às 19h. Um pai bem descansado é um pai feliz e seu bebê se beneficiará muito com isso.

26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias - Papo de Pai

05. Faça algo pra agradar sua parceira. Talvez você não se dê conta, mas seu bebê é influenciado pelo vínculo que seus pais compartilham. Fortaleça esse vínculo fazendo um jantar especial ou aproveitando o tempo para assistir a um filme juntos, como nos velhos tempos!

06. Não dê muita bola para os marcos. É tentador vasculhar a internet em busca de informações sobre quando certas coisas acontecerão, mas cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Se você ficar olhando muito para o futuro, vai acabar perdendo o presente!

07. Responda aos seus pedidos. Especialmente nos primeiros três meses de sua vida, seu bebê precisa saber que você está lá para ele – e pegá-lo quando chora ajuda a construir uma relação de confiança. E não, você não vai estragá-lo!

08. Cheire muito! Infelizmente, ninguém ainda descobriu uma maneira de engarrafar o cheiro dos bebês, então cheire cada pedacinho do seu. Você descobrirá que o cheiro do seu pituquinho é ainda mais inebriante do que o de qualquer outro bebê.

09. Faça do seu colo o berço. Transferir o bebê pra outro lugar é sempre um momento delicado e em pouco tempo ele estará tão grande que seus braços não vão dar conta. Então aproveite muito pra dançar e cantar pro seu bebê, porque as músicas, o balanço, o seu cheiro e mais um monte de detalhes desses momentos ficarão gravados na memória de vocês dois pra sempre.

26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias - Papo de Pai

10. Brinque de vestir. Aposto que você se derrete toda vez que você vê seu bebê em uma roupinha nova, certo? Então, ninguém vai te julgar se você organizar um desfile de moda só com você mesmo na plateia.

11. Faça um diário. O primeiro ano do seu bebê vai passar muito rápido, então registre todo de especial que acontecer. Depois de algum tempo vocês dois poderão se deliciar revivendo cada cena.

12. Dê vida a um bichinho de pelúcia. Você vai se divertir vendo seu bebê ingenuamente acreditando que a voz está de fato saindo do bichinho. Ele pode inclusive te ajudar em momentos de dificuldade, tomando um remédio ruim ou fazendo inalação sem chorar pra dar exemplo.

13. Leia para o seu bebê. Você pode inclusive fazer diferentes vozes pra cada personagem e se divertir com as reações que isso vai causar.

14. Mantenha a calma durante um ataque de choro. O Rodrigo Hilbert medita com os filhos e outras pessoas fazem coisas incríveis também, mas você pode ter certeza que todo mundo já teve que se esforçar pra não sair correndo durante um ataque de choro sem fim. Vai por mim, uma hora o choro acaba e você vai se sentir um monge tibetano guru do autocontrole.

26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias - Papo de Pai

15. Crie um cronograma. Os bebês têm hábitos, por isso, se você mantiver um programa, seu filho vai se sentir mais à vontade. Isso também o ajudará a perceber que você é quem faz toda a mágica acontecer enquanto antecipa suas necessidades de alimentação, banho e soninho.

16. Tenha um date com seu baby. Gosta de aventura (no primeiro ano todo passeio é uma aventura)? Vá até o zoológico ou parque! Não é tão aventureiro (se der tempo pense um pouco mais sobre se tornar pai)? O café da esquina já vai funcionar. Sair com o bebê irá lembrá-lo de que o mundo ainda está girando fora do seu pequeno casulo.

17. Invente um apelido para ele. Você é o pai dele, mano, então você pode chamá-lo como quiser. Além disso, o apelido que você dará a ele será como um pequeno segredo que só vocês dois compartilham.

18. Faça uma playlist e liberte o Sidney Magal que existe em você. Escolha cinco de suas músicas favoritas e coloque-as pra tocar regularmente enquanto você canta e dança com seu bebê. Filhos são a desculpa perfeita pra gente se permitir coisas que morremos de vontade de fazer mas temos vergonha.

26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias - Papo de Pai

19. Confira suas fotos antigas. Talvez seu bebê tenha seus olhos, seu sorriso ou seus cachos. Qualquer que seja a semelhança que você encontre, se sentirá imediatamente conectado orgulhoso pela descoberta.

20. Aprecie o tempo de alimentação. Quando o bebê começar a consumir alimentos sólidos (com cerca de 6 meses), não se preocupe com a bagunça. Em vez disso, concentre-se no prazer do seu bebê e na exploração dos novos sabores, texturas e cheiros a que ele está sendo exposto.

21. Fique bobo. Divirta-se balançando as sobrancelhas e mostrando a língua, e prepare-se para o seu coração explodir quando finalmente conseguir que o bebê sorria.

22. Relaxe com a bagunça. Todos os dias você terá uma escolha: arrumar a casa ou se jogar na diversão com o seu bebê. E na boa? Diversão é mais importante que casa limpa!

23. Sentindo-se estressado? Fale com ele. Os primeiros dias podem ser isolantes e cansativos, então sinta-se à vontade para conversar com seu novo pequeno amigo. Ele vai adorar ouvir o som da sua voz e você sentirá como se um peso enorme tivesse saído das suas costas.

24. Tenha prazer no cocô. Sim, eu disse isso. Trocar fraldas é ruim, mas você pode se divertir cantando uma música feliz enquanto se desdobra pra não colocar a mão na meleca, maravilhando-se com o quão fofo é o bumbum de seu bebê ou inventando um milhão de palavras diferentes para se referir ao cocô.

25. Beije, beije e beije môintu! Talvez em alguns anos esses beijos não sejam tão bem recebidos e, por ora, seu baby está tão enrugado quanto adoravelmente indefeso! Aproveite!

26 maneiras super simples de se conectar com o seu bebê desde os primeiros dias - Papo de Pai

26. Faça do banho, desde o primeiro, o seu momento! E quando ganhar confiança pode até dispensar a banheira e entrar no chuveiro com o bebê no seu colo. O banho deve ser feito com gestos lentos e muito, muito carinho. O bebê acaba dormindo grudadinho com você. Esse contato pele a pele que vai te permitir se conectar ainda mais com seu pequeno.

Veja aqui mais detalhes sobre os benefícios do banho com os pais desde os primeiros meses de vida

Tem alguma outra dica? Então preencha o formulário abaixo e participe:

 

Publicado em seg, 24/06/2019
Redação Papo de Pai
Formada por Jornalistas, Publicitários e profissionais de outras áreas que colaboram direta e/ou indiretamente com o site Papo de Pai.

Posts mais vizualizados


© 2016 / Todos os direitos reservados.