11 minutos de leitura

Crianças começam a construir habilidades para a vida e estratégias de enfrentamento praticamente desde o nascimento. Com cada novo marco de desenvolvimento estabelecendo as bases para o próximo, à medida que aprendem a se relacionar com os outros e a resolver problemas de maneiras cada vez mais complexas. À medida que envelhecem e começam a […]

Crianças começam a construir habilidades para a vida e estratégias de enfrentamento praticamente desde o nascimento.

Com cada novo marco de desenvolvimento estabelecendo as bases para o próximo, à medida que aprendem a se relacionar com os outros e a resolver problemas de maneiras cada vez mais complexas.

À medida que envelhecem e começam a escola, as crianças aprendem a ler, escrever e fazer contas. Mas quais são as outras habilidades essenciais para ensinar às crianças?

Existem todos os tipos de habilidades para a vida das crianças – algumas básicas, outras bastante complexas – que exigem domínio para ter o tipo de recursos sociais, emocionais e práticos para ser bom na vida.

De acordo com especialistas em desenvolvimento infantil, planejadores de carreira e líderes empresariais, aqui é por onde começar para garantir que seus filhos estejam bem preparados para o que (e quem) o mundo jogar contra eles.

1. Elas podem usar um mapa e uma bússola

A consciência espacial não é apenas uma parte fundamental da educação STEM. Também evita que nos percamos. Comece ensinando seus filhos a mapear mentalmente seu bairro, escola ou playground favorito.

Em seguida, pegue o mapa e a bússola antiquados e faça uma caminhada na floresta, desafie seu filho a navegar no caminho para a escola uma manhã.

Embora todas as crianças devam ser capazes de navegar sem o uso de um dispositivo, é uma boa ideia que elas também aprendam a seguir as instruções de navegação em telefones, uma habilidade moderna crítica.

2. Elas podem manter uma conversa

Aqui está uma estatística preocupante: mais da metade dos adolescentes de hoje usam mensagens de texto para se comunicar regularmente com os amigos, contra apenas um terço que fala cara a cara consistentemente.

Isso é um problema, porque as crianças precisam saber como manter uma conversa individual não apenas para gabaritar a faculdade e entrevistas de emprego, mas também para desenvolver relacionamentos duradouros e honestos. Ajude-os banindo dispositivos da mesa de jantar.

Aperte as mãos, faça contato visual, ouça atentamente e não interrompa as pessoas – essas são habilidades que são mais importantes do que nunca, dadas as habilidades de atenção de nossas muitas telas.

Por quê? Eles instilam confiança, ganham confiança e são uma base sólida para uma vida social saudável. Comece ensinando a eles um aperto de mão à moda antiga:

Passo 1: Faça contato visual com o umbigo e os dedos dos pés apontando para a pessoa que você está cumprimentando.

Passo 2: Sorria e aperte a mão da outra pessoa como se estivesse pegando um galão de leite – nem muito duro nem muito mole.

Passo 3: Agite para cima e para baixo não mais do que três vezes enquanto sorri e mantém contato visual.

4. Elas sabem ficar sozinhos

Se uma criança não pode ficar com seus próprios pensamentos, sozinha, sem amigos ou familiares, ela terá uma séria ansiedade quando for deixada por conta própria. Dada a estratificação do trabalho e da família, isso está prestes a acontecer.

Para mudar essa dinâmica, por que não dedicar um recanto da sua casa a um “cantinho tranquilo”, com uma cadeira confortável, uma pequena mesa de trabalho e alguns brinquedos e atividades calmantes. Enquanto eles aproveitam o tempo sozinhos, você também fará uma pausa.

5. Elas podem nadar

Embora as aulas de natação para crianças sejam a última moda, a Academia Americana de Pediatria não recomenda aulas de natação para crianças menores de 4 anos, já que há poucas evidências de que esses programas diminuem a probabilidade de afogamento e podem levar os pais a desenvolver uma falsa sensação de segurança. Após o aniversário de 4 anos do seu filho, coloque-o na piscina.

6. Elas podem cuidar de outro ser vivo

Cuidar de um animal de estimação – e mantê-lo vivo – ajuda as crianças a aprenderem a ter empatia, uma das habilidades mais importantes que podem desenvolver. Se você não está pronto para ceder aos seus pedidos por um cão de família, existem opções mais fáceis: caranguejos eremitas, um peixinho dourado, borboletas ou até mesmo uma planta de casa.

7. Elas podem classificar as notícias online

As crianças não precisam apenas saber como evitar conteúdo e indivíduos perigosos online. Eles também precisam aprender a ser consumidores e criadores sensatos da web, especialmente devido ao preocupante aumento das notícias falsas.

Um estudo recente descobriu que menos da metade das crianças de 10 a 18 anos dizem que podem contar histórias de notícias falsas do negócio real, o que provavelmente é o motivo pelo qual apenas um em cada quatro deles tem muita confiança nas organizações de notícias.

Para ajudar seus filhos a lidar com a confusão, concentre-se na compreensão de leitura e nas habilidades de pensamento crítico. Uma maneira de fazer isso fora da leitura em conjunto é brincar de “descobrir os erros” com uma entrada da Wikipedia ou um artigo online e, em seguida, lançar um blog familiar.

8. Elas podem fazer mudanças

Como ainda não concluímos todas as nossas compras usando nossos smartphones, as crianças ainda precisam saber o caminho de moedas, moedas de dez centavos, moedas de um centavo e centavos. Faça algumas transações práticas com eles, com um incentivo adicional: toda vez que eles devolverem as moedas corretas, eles poderão colocar o troco no cofrinho.

9. Elas sabem economizar

Economizar dinheiro é difícil para os melhores de nós, por isso é importante começar cedo com a mesada semanal do seu filho. No início, permita que eles gastem metade em qualquer coisa que quiserem, depois coloque o resto em um cofrinho. Uma vez que eles tenham economizado o suficiente – digamos, $ 150 – vá ao banco e comece uma conta poupança. Certifique-se de fazer login na conta on-line, mostrar a eles como gerenciar seu dinheiro pelo navegador e ajudá-los a criar um plano de economia de longo prazo.

10. Elas podem relaxar

As crianças não devem ser superestimuladas o tempo todo – ou sentir que precisam ser. Estudos mostraram que as práticas de atenção plena podem ajudar as crianças a se tornarem mais atentas, respeitosas e focadas, reduzindo o estresse e os comportamentos hiperativos. Para colocar seu filho na meditação, comece com calma: peça para ele ficar quieto, relaxar e se concentrar no processo de respiração. É uma educação útil sobre a importante arte de ficar parado.

11. Elas podem limpar seu quarto

A limpeza ensina as crianças a valorizar seus bens e organizar seu espaço. Deixe-os experimentar varrer, esfregar e tirar o pó, mas, mais importante, certifique-se de que eles entendam como organizar seu quarto por conta própria – e depois organizar.

12. Eles sabem escrever uma carta ou e-mail

Na era dos emojis e selfies, as habilidades de comunicação escrita das crianças correm o risco de atrofiar. Eles precisam saber redigir uma carta formal (título, saudação, corpo, fechamento e assinatura), e devem aprender que um e-mail, e até mesmo um texto, pode ser escrito formalmente.

13. Elas têm boas maneiras à mesa

Esse conhecimento pode valer a pena anos mais tarde em uma importante entrevista de emprego no almoço ou jantar. As crianças precisam saber como navegar na mesa da sala de jantar: o guardanapo vai no colo e depois na cadeira se precisarem de licença.

Sem pegar comida, sem interromper, sem mastigar com a boca aberta. Além disso, eles devem ser capazes de colocar a mesa: da esquerda para a direita, deve ir garfo, prato, faca e depois colher, com o copo de água acima da faca.

14. Elas exibem boas maneiras em geral

Os dias de terminar as escolas vieram e se foram, mas isso não significa que devemos criar chatos incivilizados. Comece modelando você mesmo a etiqueta adequada e concentre-se nas seis frases mais importantes do diálogo civil:

“Por favor.”
“Obrigada.”
“Posso …”
“Não, obrigado.”
“Com licença.”

15. Elas podem se vestir sozinhos

Não estamos falando sobre como vestir camisas e calças. Estamos nos referindo a ajudar as crianças a aprender a se vestir bem: escolher opções apropriadas para o clima, misturar e combinar cores, combinar estampas com sólidos. É uma ótima maneira de ajudar seu filho a se expressar, criar seu próprio estilo, tomar decisões e se sentir confiante.

16. Elas podem chegar até você

Por razões de segurança, as crianças devem ter seu endereço residencial e número de telefone memorizados. Uma criança de 10 anos também deve saber endereços de e-mail e números de celular relevantes.

Trabalhe as informações em uma música, use jogos de rimas ou publique as informações com destaque pela casa – o que for preciso para fazer com que essas informações sejam válidas.

17. Elas podem contar uma boa piada

O riso é incrivelmente útil para a vida de uma pessoa, e alguém que pode contar pelo menos uma boa piada limpa, muito bem, nunca vai querer algo para dizer ou não terá a capacidade de quebrar o gelo. Aqui está uma piada favorita que requer sua capacidade total de contar histórias:

Sherlock Holmes e o Dr. Watson foram acampar. Eles armaram sua barraca sob as estrelas e foram dormir. Em algum momento no meio da noite Holmes acordou Watson.

Holmes disse: “Watson, olhe para as estrelas e me diga o que você vê”.

Watson respondeu: “Eu vejo milhões e milhões de estrelas”.

Holmes disse: “E o que você deduz disso?”

Watson respondeu: “Bem, se existem milhões de estrelas, e se mesmo algumas delas têm planetas, é bem provável que existam alguns planetas como a Terra por aí. E se houver alguns planetas como a Terra por aí, também pode haver vida.”

E Holmes disse: “Watson, seu idiota, significa que alguém roubou nossa barraca”.

18. Elas podem reagir a uma emergência

Seu filho não precisa se tornar MacGyver, mas ele deve dominar as habilidades essenciais de primeiros socorros que o ajudarão em caso de emergência:

Aplique pressão em uma ferida sangrando;
Use gelo em uma lesão inchada; corra água fria sobre uma queimadura;
Aperte as narinas para uma hemorragia nasal;
Pare, solte e role se a roupa pegar fogo;
Saiba quando ligar para o 190.

19. Elas podem cozinhar um ovo

Aprender a cozinhar oferece todos os tipos de benefícios: ensina as crianças a serem criativas, como empregar a matemática do mundo real, como usar objetos pontiagudos com segurança e como apreciar alimentos nutritivos.

Apenas certifique-se de que as primeiras receitas que eles experimentarem lhes renderão algo delicioso. Veja como orientá-los no cozimento de um ovo mexido.

Peça-lhes que quebrem os ovos em uma tigela e bata com um pouco de creme e sal
Ajude-os a despejar a mistura em uma panela antiaderente em fogo médio e espere 20 segundos até que as bordas comecem a endurecer.

Peça-lhes que usem uma espátula para empurrar as bordas para o meio e repitam esse movimento até que a mistura esteja quase pronta. Então coma!
Sempre os supervisione (há um fogão envolvido), mas gradualmente permita que eles assumam o processo até que possam fazê-lo do início ao fim.

20. Elas podem ter uma boa higiene

Podemos incomodar nossos filhos o quanto quisermos para escovar os dentes e tomar banho, mas se quisermos que esses conceitos grudem, as crianças precisam aprender a adotá-los por conta própria.

Uma maneira de fazer isso é transformar cuidados com a pele, higiene bucal e banho em algo divertido. O shampoo Mohawk nunca envelhece.

21. Elas podem ter uma imaginação robusta

Ser capaz de inventar uma história e imaginar algo impossível será fundamental em empreendimentos futuros. A criatividade está se tornando uma das principais habilidades que os CEOs estão procurando nas grandes empresas.

Há muitas maneiras de promover isso – jogos como “o que há na caixa?”, reservando tempo para desenho e escrita criativa, e certificando-se de ter um tempo livre para contar histórias todas as noites antes de dormir.

22. Elas podem andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta é uma das melhores coisas que as crianças podem fazer. Mantém-nos fisicamente aptos, melhora o equilíbrio e a coordenação, demonstrou melhorar o foco mental e, à medida que envelhecem, é uma maneira ótima e ecológica de se locomover pelo mundo. Para ajudá-los a aprender, esqueça aquelas rodinhas que todos nós usamos.

A melhor maneira de transformar seu filho em um motociclista é investir em uma bicicleta de equilíbrio (ou remover os pedais de uma bicicleta pequena comum) e depois fazer com que eles aprendam a se equilibrar em uma área plana, pavimentada e sem tráfego.

Com informações de: Fatherly

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Nossos Parceiros