Bullying é uma palavra de língua inglesa, que significa ‘assédio’ ou ‘discriminação’ de forma intencional e repetitiva. Esta infeliz prática pode acontecer tanto na escola, quanto dentro de casa.
COMPARTILHE ESTE POST
Por isto, é importante que você se atente ao modo de falar e seu comportamento perto dos pequenos.
Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), 1 a cada 10 estudantes brasileiros são vítimas de bullying nas escolas. Este é um grande problema pois uma criança vítima desta prática, pode acarretar problemas sérios de personalidade e desenvolver problemas psicológicos graves como depressão e ansiedade.
Por isto, caso você perceba que seu filho esteja sofrendo bullying, tenha uma atitude rápida. Intervenha e converse de forma franca para entender o que está ocorrendo!
Vamos aos sinais?

As crianças que sofrem bullying podem ter diversos sinais, tanto físicos, quanto psicológicos. Entre eles:
- Isolamento
- Autoestima baixa
- Ansiedade
- Depressão
- Crise de choro
- Alterações no sono ou insônia
- Recusa de ir para escola (principal sinal)
- Comportamento agressivo
- Dor de cabeça
- Mãos suadas
- Náuseas e vômitos
- Criança não faz contato visual.

Vale ressaltar que as reações são diferentes! Nem todas as crianças terão os mesmos sintomas. Por isto, é ideal que o pai observe atentamente o comportamento dos filhos. Se seu pequeno sempre chegava feliz, contando o dia-a-dia da escola, do nada não quer mais conversar e está com poucas palavras, pode ser um sinal de que ele esteja sofrendo bullying ou esteja acontecendo alguma coisa.
No caso das crianças, sempre esteja em contato com professores e amigos para que você saiba sobre o dia-a-dia do seu filho. Às vezes, o comportamento da criança é diferente em casa.
Bullying é caso sério! Você conhece outro sinal de que a criança esteja sofrendo bullying? Deixe aqui nos comentários.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.