5 minutos de leitura

Sabemos que criar nossos filhos é uma tarefa difícil e cheia de obstáculos. A disciplina é uma grande aliada na luta diária que é criar um bom ser humano no mundo em que vivemos. No entanto, o que eu quero dizer com disciplina não tem relação com punição e menos ainda com violência. Sei que […]

Sabemos que criar nossos filhos é uma tarefa difícil e cheia de obstáculos. A disciplina é uma grande aliada na luta diária que é criar um bom ser humano no mundo em que vivemos. No entanto, o que eu quero dizer com disciplina não tem relação com punição e menos ainda com violência. Sei que muito babões, por vezes bem intencionados, acabam fazendo uso das famosas “palmadas”.

Isso não é necessário, ser gentil e agir com educação são posturas completamente compatíveis com o ato de educar. Uma opção muito eficaz para aliar disciplina com bom relacionamento é utilizar as técnicas de disciplina positiva.

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de Pai

O método da disciplina positiva trabalha dando uma atenção maior ao comportamento positivo. As crianças aprendem como suas atitudes os afetam diretamente, assim como ecoam em outras pessoas. A disciplina positiva vai torná-la mais conscientes dos limites que elas não podem ultrapassar. Vamos então enumerar os principais pontos dessa prática.

1. Sem filhos maus, apenas mau comportamento

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiSe seu filho se comportar mal, de repente bater em outra criança, não diga coisas como “menino mau”, faça-o entender que o que ele fez foi ruim, a atitude é errada e não a pessoa. Dessa forma, seu filho aprenderá que precisa mudar seu comportamento.

2. Mostre a ele como se comportar

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiSe você perceber que seu filho está prestes a fazer algo errado, não diga simplesmente “Não faça isso!”, diga a ele o que ele deve fazer. Ensine seu filho a se comportar corretamente, mostrando a ele o caminho certo para se comportar. De nada adianta dizer que está errado sem explicar o porque não é correto.

3. Seja firme, mas empático

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiMostrar empatia é uma ótima maneira de fazer seu filho ver que você entende como ele se sente mas, ainda assim, ele ainda precisa se comportar da maneira certa. Por exemplo, se seu filho disser o famoso “Ele começou! Não quer emprestar a bola”, basta responder que entende que ele quer jogar e que o amiguinho não vai emprestar a bola mas que apelar para violência não vai ajudar a conseguir o que ele quer. Sim, seu filho não ficará convencido facilmente, você terá que se repetir várias vezes se quiser mudar o comportamento dele para bom. Seja paciente com seu filho.

4. Introduzir tempos limite

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiOs intervalos são mais como um período de reflexão para o seu filho, onde ele pode examinar seu comportamento, se ele se comportar mal. No entanto, como pai, você precisa lembrá-lo de que o tempo limite não é um castigo. A melhor maneira de fazer isso é montar uma cadeira em um local isolado, onde seu filho possa se sentar um pouco e pensar em suas atividades e comportamento. Não o deixe assim por mais de cinco minutos por vez.

5. Opções de Oferta

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de Pai

Isso dará ao seu filho uma sensação de controle e não fará com que ele sinta que você está sempre dizendo a ele o que fazer. Seu filho bateu em outra pessoa? Você pode oferecer duas opções. Por exemplo: “Você quer se desculpar por bater ou gostaria de fazer um tempo limite até se acalmar?”

6. Transforme erros em lições

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiSe seu filho pegar um brinquedo de outra pessoa, você também pode usar experiências passadas para ajudá-lo a entender por que ele não deveria fazê-lo. Por exemplo, você pode dizer: “Você se lembra quando seu amigo pegou o brinquedo com o qual você estava brincando? Isso fez você se sentir muito mal, não foi? Quando você tira algo de alguém, isso faz com que se sintam da mesma maneira”. Usar essa abordagem ajudará seu filho a entender as emoções de seus amigos, se tornará uma pessoa gentil e compassiva.

7. Estabeleça limites e expectativas

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiSe a criança gosta de brincar, isso é ótimo. Você precisa definir regras firmes sobre o tempo de brincar. Por exemplo, seu filho pode brincar depois de terminar a lição de casa ou pode tomar sorvete depois de terminar todos os legumes.

8. Não encomende

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de Pai
Em vez de pedir ou dizer ao seu filho o que fazer, você pode aprender novas maneiras de ensiná-lo a fazer o que quiser. Por exemplo, seu filho deixou suas roupas na cama sem dobrá-las, você sempre pode perguntar “Onde devemos colocar nossas roupas?” Em vez de “Coloque suas roupas no guarda-roupa!”.

9. Enfrente as consequências

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiSe o pequeno se recusar a ouvi-lo e ainda estiver se comportando mal, você pode fazê-lo enfrentar as conseqüências de seu mau comportamento. Por exemplo, ele gosta de assistir a um determinado programa, tire esse privilégio no dia do mau comportamento, pode ser eficaz. No entanto, não seja rude com seu filho.

10. Recompense o bom comportamento

10 técnicas de disciplina positiva que funcionam bem para crianças - Papo de PaiO bom comportamento deve sempre ser recompensado pois ele vai incentivar seu filho a se comportar dessa maneira. Recompensar seu filho não deve ser confundido com suborno. Se você tentar motivar seu filho oferecendo uma recompensa caso ele se comporte bem, isso é um suborno.

Agir dessa forma ensina as crianças a serem manipuladoras. Se você continuar subornando, eles farão o que você pede mas se tiver alguma recompensa esperando. Portanto, evite isso, mas o recompense quando ele faz algo bom.
As crianças podem ser teimosas e testar sua paciência. Mas como pai ou mãe, é sua responsabilidade ensiná-los a maneira correta de se comportar. Ao permanecer consistente e firme em sua disciplina positiva, seu filho logo aprenderá a se comportar e você não precisará recorrer a palmadas ou gritos.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando no Papo de Pai? Então conheça a nossa mentoria, faça parte do nosso grupo e siga a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube | Twitter

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Conteúdo Relacionado

Nossos Parceiros